-->
O molusco contagioso é uma infecção viral contagiosa, comum em crianças, caracterizada por pequenas saliências da cor da pele, com um orifício no centro, que podem coçar. O contágio se dá através do contato direto.
As saliências geralmente desaparecem por conta própria, mas em alguns casos é possível removê-las com medicamentos ou outros procedimentos.
Entre as principais causas do molusco contagioso estão: oleosidade excessiva da pele; obstrução dos poros das glândulas sebáceas; e presença de bactérias na pele.
É muito comum em crianças, principalmente, as com tendência alérgica. São frequentes os surtos em escolas, sendo necessário tratar todas as crianças.
A quantidade de lesões pode variar entre poucas à dezenas. Elas são mais comuns nas dobras (axilas, dobras dos cotovelos, virilha e pescoço) e, às vezes, em áreas mais delicadas, como as pálpebras e genitais.
Em alguns casos, pode surgir uma irritação na área afetada (eczema), com coceira, vermelhidão e descamação da pele.
A maneira mais eficaz de tratamento é através a retirada das lesões, uma a uma. Este procedimento costuma ser realizado após a aplicação de uma pomada anestésica, que diminui o desconforto da criança. Podem ser necessárias várias sessões até a cura total, pois, além de contagioso, o molusco é altamente recidivante.
Uma outra alternativa para tratamento é o uso de produtos cáusticos (ácido salicílico) ou nitrogênio líquido sobre as lesões. Todas as formas de tratamento devem ser discutidas inicialmente com um dermatologista de confiança.