Impetigo

O impetigo, muito comum em crianças, pode surgir em qualquer parte do corpo, embora seja mais comum na face, nos braços e nas pernas. Esta doença pode causar bolhas, que variam de tamanho e podem durar dias ou semanas.

O impetigo afeta, muitas vezes, a pele saudável, mas também pode se desenvolver após uma lesão ou uma doença que provoque alteração na pele, como infecção micótica, queimadura solar ou picada de inseto. Condições higiênicas ruins e ambientes úmidos também são fatores de risco.

Algumas pessoas têm bactérias estafilococos ou estreptococos residindo no nariz sem causar infecção, por isso elas são chamadas de portadores nasais, que são aquelas que têm a bactéria, mas nenhum sintoma causado por ela. Os portadores podem mover a bactéria do nariz para outras partes do corpo com as mãos, por vezes levando à infecção em outras pessoas. Outras pessoas têm bactérias nasais que fazem com que desenvolvam infecções repetidas.

Ou seja, o impetigo é muito contagioso, tanto a outras zonas da pele do paciente quanto a outras pessoas.

Os médicos baseiam o diagnóstico na aparência da erupção cutânea. Contudo, em  pessoas com infecções recorrentes, pode ser feita uma coleta do nariz e enviada para análise laboratorial para determinar se são portadores nasais de estafilococos ou estreptococos.

O tratamento do impetigo é baseado no uso de pomadas ou cremes antibióticos e, às vezes, antibiótico em comprimidos. A zona infectada deve ser suavemente lavada com água e sabão, várias vezes ao dia, para eliminar qualquer crosta.

As pessoas que são portadores nasais são tratadas com antibióticos tópicos aplicados nas passagens nasais.

Blog e Artigos