Dermatite Atópica

Também conhecida como eczema atópico, a dermatite atópica é um dos tipos mais comuns de dermatite que ocorre nas crianças. Ela é definida como uma doença crônica da pele que apresenta erupções que coçam e apresentam crostas, cujo surgimento é mais comum nas dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos. 

Em alguns casos, a dermatite atópica pode também vir acompanhada de asma ou rinite alérgica.

Apesar de ainda não haver uma causa bem definida para a dermatite atópica, existem alguns fatores de risco para o seu desenvolvimento, que incluem:

A dermatite atópica é caracterizada pelo surgimento de pele muito seca com prurido (coceira) importante que leva a lesões escoriadas, além de outros sintomas, como:

A dermatite atópica é diagnosticada através do exame clínico feito pelo dermatologista durante uma consulta de rotina.

E o tratamento é, geralmente, a base de medicamentos anti-histamínicos tomados por via oral para ajudar com a coceira que acompanha essa doença. Já a maioria das causas do eczema atópico são tratadas com medicamentos tópicos, que são colocados diretamente sobre a pele ou no couro cabeludo do paciente.

Os pacientes ainda podem adotar algumas medidas para melhorar a recuperação, evitando a necessidade de medicamentos. Entre elas podemos citar: 

  • Evitar coçar as erupções;
  • Manter a pele hidratada;
  • Evitar banhos muito quentes e demorados;
  • Aliviar a coceira usando compressas frias e fazendo uso de medicamentos anti-histamínicos para reduzir a coceira grave;
  • Manter as unhas das crianças curtas, para evitar que cocem as lesões. 

Blog e Artigos