-->
A toxina botulínica, conhecida popularmente como botox, é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum que, quando administrada oralmente em grandes quantidades, acaba bloqueando os sinais nervosos do cérebro para o músculo, causando paralisia generalizada.
No entanto, a toxina botulínica pode ser utilizada em quantidades muito pequenas, através de injeções, em um músculo facial específico. Assim, apenas o impulso que orienta este músculo será bloqueado, causando o relaxamento local. Deste modo, a toxina botulínica atua como um bloqueio da musculatura subjacente das linhas indesejadas.
Este tratamento é rápido e a recuperação é mínima. Alguns efeitos colaterais permanecem por cerca de três a sete dias após o procedimento e a toxina começa a fazer efeito entre sete a 14 dias depois, perdurando por cerca de três a seis meses até que desaparece gradativamente, enquanto a ação muscular retorna.
Os dermatologistas costumam indicar a toxina botulínica para amenizar linhas de expressão e rugas profundas. Por exemplo, as linhas verticais entre as sobrancelhas; pés-de-galinha nos cantos dos olhos; linhas horizontais na testa e nas bandas do músculo platisma, conhecido como pescoço de peru.
Entretanto, ela também pode ser usada para o reposicionamento das sobrancelhas: o músculo é enfraquecido e relaxado, para não contrair. Esse tratamento previne que se formem novas rugas.
Uma outra aplicação da toxina botulínica é em pessoas com transpiração excessiva. As injeções altamente diluídas da toxina botulínica, diretamente na pele das axilas ou na pele nas palmas das mãos e plantas dos pés, podem aliviar o suor. Isso acontece porque há paralisação das glândulas sudoríparas da pele que são responsáveis pela transpiração excessiva.
Geralmente, esse tratamento é indicado após os 25 anos ou quando o paciente sentir incômodo com as linhas de expressão. É contraindicado para pacientes que apresentam alergia a algum componente da formulação da toxina botulínica, grávidas ou mulheres em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias.
O resultado costuma ser visto depois de 48h, e seu efeito máximo, em 15 dias. Não é preciso repouso após aplicação, porém, é recomendável que nas horas seguintes não pratique exercícios físicos e nem massageie ou esfregue o local. A duração da aplicação varia entre 3 a 4 meses, mas há casos em que o resultado pode se estender por até 6 meses.