-->
Também chamada de dermatologia cosmiátrica ou cosmiatria, a dermatologia estética abrange um conjunto de habilidades para o tratamento das situações da pele que trazem prejuízos estéticos ao paciente, em todas as faixas etárias, a partir da adolescência.
Um médico especializado em dermatologia estética deve conseguir realizar pequenas e médias cirurgias; identificar as doenças de pele e as disfunções sistêmicas com manifestações cutâneas; e realizar procedimentos como peeling e laser, entre outras aptidões.
A dermatologia estética se aplica em diversos casos em que a pele teve um “prejuízo estético” e não apresenta uma aparência saudável.
Essas situações podem ser, além da falta de viço, a apresentação de uma aparência oleosa ou ressecada. O prejuízo estético pode ser consequência de manchas, sinais, descamações ou erupções cutâneas. Pode também, ser caracterizado por manifestações decorrentes do envelhecimento natural, como no aparecimento rugas e sulcos.
Todas essas condições citadas pode ser decorrente do envelhecimento natural ou ainda de um conjunto de hábitos que não contribuem para a saúde, como a exposição excessiva ao sol, o tabagismo e a má alimentação. Além disso, pode fazer parte da lista de causas os fatores genéticos e eventuais alterações hormonais.
Os tratamentos realizados em dermatologia estética são seguros, realizados por profissionais especialistas e avalizados pelas autoridades de saúde com base na apresentação de dados consistentes obtidos em pesquisas científicas.
O papel do dermatologista é essencial, uma vez que a eficácia do tratamento está condicionada a uma avaliação individual e minuciosa de cada paciente. É este profissional quem vai identificar quais as técnicas adequadas a serem aplicadas em cada caso, com base no quadro apresentado.
Outro aspecto que deve ser levado em consideração é o quadro geral do paciente, obtido através da anamnese e de exames clínicos para examinar a possibilidade de que as manifestações cutâneas estejam ligadas a outras patologias.
Observados os devidos cuidados, o dermatologista define qual o melhor tratamento, que pode ser aplicado ao rosto, pescoço, costas ou qualquer parte do corpo onde ocorram manchas e outros problemas.