Tricologia

A Tricologia é uma subespecialidade dentro da Dermatologia que, através da ciência, atende pessoas com problemas capilares. 

O médico dermatologista é o profissional indicado para tratar todos os problemas relacionados à pele. Logo, todo dermatologista pode tratar as principais doenças do couro cabeludo, como queda excessiva de cabelo, calvície, alopécia e outras. 

Contudo, ao se especializar em Tricologia, ele passa a se apropriar de conhecimentos bem mais aprofundados para tratar de todas as questões relacionadas especificamente à saúde capilar. Esse conhecimento é obtido através de cursos e congressos especializados no assunto. 

Ao recebê-lo aqui na clínica faremos um levantamento e uma avaliação sobre o seu cabelo e o seu couro cabeludo. Tudo isso através de várias perguntas e, se necessário, com diversos exames. 

Muitas vezes a queda de cabelo é um sintoma inicial de doenças muito graves e que podem levar à morte, como anemia, tireoidite, lúpus eritematoso sistêmico, sífilis etc. Então, qualquer sintoma deve ser identificado rapidamente para que um médico, especialista em tricologia possa investigar o assunto. 

Um dos exames mais importantes é o Tricograma, que é indicado nos casos de queda excessiva. São extraídos 50 fios de cabelo para que sejam analisados no microscópio. Os fios são classificados pela sua espessura e pela fase do crescimento dos cabelos, ou seja, quantos fios estão na fase de crescimento e quantos fios estão na fase de queda, permitindo o diagnóstico. 

A biópsia do couro cabeludo muitas vezes é fundamental para mostrar a fundo qual o processo está prejudicando os folículos capilares e, consequentemente, levando à queda. Isso é importante principalmente em casos de Alopecias cicatriciais, nas quais além da perda, há mudança na estrutura do couro cabeludo provocando cicatrizes irreversíveis.

A partir dos resultados é possível identificar o que está comprometendo a sua saúde capilar e indicar o tratamento mais correto conforme os achados do seu caso. 

Os tratamentos podem ser com medicações tópicas e orais, mas também pode ser preciso lançar mão de outros procedimentos, como tratamentos com laser, infiltrações ou microagulhamento (dermaroller), se considerar que essas técnicas trarão melhor resultado. 

Em caso de queda capilar, o quanto antes for feita a avaliação e for iniciado o tratamento, melhor será o resultado, impedindo assim a calvície definitiva e irreversível. Por isso, não hesite em agendar sua consulta conosco.

Blog e Artigos