Hidradenite Supurativa

A hidradenite supurativa é uma doença de pele crônica inflamatória, que geralmente acomete mais as mulheres, principalmente após a puberdade. Ela é comum em áreas, como: as axilas, a região das mamas, a virilha, a região genital e a região glútea. 

Apesar de as causas da hidradenite supurativa ainda não estarem bem estabelecidas, ela pode ser considerada uma doença autoinflamatória, quando ocorre uma resposta inflamatória exagerada que agride e danifica a pele e as estruturas associadas. Entretanto, também parece haver uma tendência familiar para sua ocorrência, assim como associação com outras alterações de saúde e hábitos, como é o caso do tabagismo.

Essa doença é caracterizada pelo surgimento de lesões inflamadas, dolorosas, como nódulos, ou caroços, que podem evoluir com abertura e drenagem de pus. Uma mesma lesão pode inflamar e desinflamar várias vezes no mesmo local e, com o tempo, vão surgindo novas lesões, ao lado das antigas e, sobre estas mais velhas, cicatrizes.

O tratamento da hidradenite supurativa varia de acordo com a sua gravidade. Entretanto, é recomendada a higiene das áreas afetadas, assim como também evitar roupas apertadas e perda de peso, no caso de obesos; e abandonar o fumo.

O dermatologista pode ainda recomendar o uso de antibióticos em cremes, ou mesmo via oral. Em algumas mulheres, o uso de anticoncepcionais hormonais pode ajudar. As lesões crônicas associadas a cicatrizes, em alguns casos, precisam ser tratadas cirurgicamente e, em casos mais graves, podem ser utilizados medicamentos imunossupressores.

Para prevenir o aparecimento dessa doença, o ideal é manter uma alimentação balanceada, evitar o uso de roupas apertadas e não fumar. 

 

Blog e Artigos