-->
A herpes zoster, também conhecida como cobreiro, é uma doença causada pelo Vírus Varicela-Zóster (VVZ), o mesmo que causa também a Catapora. Esse vírus permanece em latência durante toda a vida da pessoa e a sua reativação ocorre na idade adulta ou em pessoas com comprometimento imunológico, como os portadores de doenças crônicas (hipertensão, diabetes), câncer, Aids, transplantados e outras.
Quando não diagnosticada e tratada, a herpes zoster pode levar a complicações e outras formas clínicas graves, inclusive, levar à morte.
Os sintomas da doença são, que antecedem as lesões na pele são:
Normalmente, a erupção é unilateral, pois raramente ultrapassa a linha mediana e segue o trajeto de um nervo. Surge de modo gradual e leva de dois a quatro dias para se estabelecer. Quando não ocorre infecção secundária, elas se dissecam, formam-se crostas e o quadro evolui para a cura em duas a quatro semanas.
A herpes zoster pode provocar algumas complicações. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, as principais delas são:
O tratamento para herpes zoster inclui o uso de antitérmico, analgésico não salicilato e, para atenuar o pus, anti-histamínico sistêmico. Quando há infecção secundária, recomenda-se o uso de antibióticos, em especial para combater estreptococos do grupo A e estafilococos.
Já o tratamento específico da varicela é realizado através da administração do antiviral aciclovir, que é indicado para pessoas com risco de agravamento.