-->
O cisto sebáceo, também conhecido como cisto epidérmico, é um nódulo na pele que tem como causa a obstrução dos poros (folículo piloso).
Isso acontece devido a uma tendência genética, numa pele extremamente oleosa (muita atividade das glândulas sebáceas), formando um nódulo de consistência elástica e que fica cheio de uma proteína da pele chamada queratina. É esse material que pode provocar um cheiro desagradável.
As regiões mais acometidas por cistos são o dorso (costas), a face, pescoço e a cabeça (couro cabeludo).
Um cisto pode atingir tamanhos de um grão de feijão até uma bola de tênis. Normalmente, é indolor, mas pode em algum momento inflamar, principalmente se alguém o espremer. Neste caso, ele se tornará um nódulo avermelhado, dolorido e poderá ter saída de secreção com pus.
Na maior parte dos casos o cisto deve ser retirado com cirurgia e a melhor forma é a remoção total, incluindo toda a cápsula aderida nas partes mais profundas da pele. Quando essa cirurgia não é feita, ele irá se formar novamente, se for apenas espremido.
Apesar de parecer complicada, a cirurgia do cisto sebáceo pode ser feita com anestesia local e sutura simples da pele. A recuperação no pós-operatório é tranquila, não sendo necessário afastamento do trabalho. É melhor operá-lo antes de que ocorra a inflamação.