Cirurgia Dermatológica

Nem todo médico pediatra está preparado para atender casos dermatológicos mais difíceis. Em algumas doenças mais simples eles podem até ajudar o paciente, indicando o melhor tratamento, porém, quando o quadro dermatológico é mais complexo, é necessária a avaliação por um Dermatologista experiente em tratamentos para criança.

Isso porque os quadros dermatológicos no público infantil é muito variado, tendo diversas doenças que não fazem parte da prática clínica do dia a dia do Pediatra. Por outro lado, até mesmo alguns dermatologistas preferem não atender as crianças, pois os tratamentos que serão necessários são bem diferentes dos que eles usam nos adultos.

As doenças mais comuns que correspondem entre 70-80% do atendimento em consultório nessa faixa etária são:

  • Acne Infantil e Acne do adolescente: é uma doença de pele bastante frequente que acomete cerca de 80% dos adolescentes. Os hormônios sexuais, que começam a ser produzidos na puberdade, são os principais responsáveis pelas alterações da pele, que se torna oleosa, com cravos, espinhas, nódulos e cicatrizes.
  • Dermatite seborreica no recém-nascido: é uma inflamação na pele que causa principalmente descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e orelhas.
  • Dermatite Atópica: é um dos tipos mais comuns de dermatite que ocorre nas crianças. Ela é definida como uma doença crônica da pele que apresenta erupções que coçam e apresentam crostas, cujo surgimento é mais comum nas dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos.
  • Impetigo (infecção bacteriana): muito comum em crianças, pode surgir em qualquer parte do corpo, embora seja mais comum na face, nos braços e nas pernas. Esta doença pode causar bolhas, que variam de tamanho e podem durar dias ou semanas.
  • Molusco contagioso: infecção viral contagiosa, comum em crianças, caracterizada por pequenas saliências da cor da pele, com um orifício no centro, que podem coçar. 
  • Verruga do HPV: aparecem na região genital, mas podem ocorrer em outras partes do corpo também, como garganta, boca, pés e mãos.
  • Dermatite das fraldas: também conhecida como assadura, é o termo utilizado para descrever qualquer uma das várias reações inflamatórias da pele dentro da área da fralda, incluindo as nádegas, a região perianal, os órgãos genitais, as coxas e a cintura. 
  • Candidose oral: infecção em que o fungo Candida albicans se acumula na boca. É comum em bebês, pessoas com deficiência imunológica e naqueles que usam sprays de esteroide para asma. Ela provoca lesões brancas na língua ou na parte interna das bochechas.
  • Ictioses: grupo de doenças de pele caracterizadas por pele seca, escamosa ou espessa.
  • Hemangiomas: marca de nascença que geralmente aparece na forma de um nódulo vermelho e macio formado pelo excesso de vasos sanguíneos.
  • Os hemangiomas são vistos com mais frequência em recém-nascidos prematuros.

Existem alguns pontos da dermatologia pediátrica que exigem total atenção dos profissionais: o lidar com a criança, as particularidades do tratamento, do uso de medicações, o manejo da dor ou do desconforto gerado pelo tratamento, a adequação dos procedimentos às diversas faixas etárias, as particularidades da relação com a família, a atenção à prevenção, a familiaridade com as fases do crescimento e desenvolvimento, a interação com pediatras e a disponibilidade. Daí a importância de eles serem especialistas na área.

No Brasil, a Dermatologia pediátrica não existe oficialmente como especialidade, apesar de já ser reconhecida no exterior. Sendo assim, neste campo atuam profissionais com dupla formação (especialistas em Pediatria e em Dermatologia) ou dermatologistas de grandes centros de pediatria, que se dedicam ao atendimento, ensino e pesquisa em Dermatologia pediátrica.

Então, se você tem um filho ou alguma criança por perto que tem enfrentado alguma doença de pele, consulte o dermatologista pediátrico para fazer o correto diagnóstico e o tratamento desse problema. 

Sendo assim, é possível agendar consulta presencial ou pela Telemedicina para o atendimento de bebês, crianças e adolescentes.

Câncer de pele

Câncer de pele

A cirurgia de câncer de pele é o tratamento mais indicado para esta doença, pois possui melhores índices de cura com baixo risco de recidiva. A escolha por tratamentos não cirúrgicos deve ser...
Cirurgia Nevo

Cirurgia Nevo

Os nevos melanocíticos ou pintas são lesões planas ou elevadas na pele, cuja coloração pode variar de acordo com cada paciente. Eles podem ser congênitos, quando presentes ao nascimento, ou...
Cisto

Cisto

O cisto sebáceo, também conhecido como cisto epidérmico, é um nódulo na pele que tem como causa a obstrução dos poros (folículo piloso).  Isso acontece devido a uma tendência...
Criocirurgia com Nitrogênio líquido

Criocirurgia com Nitrogênio líquido

O Nitrogênio Líquido (N2) é usado por Dermatologistas no tratamento de vários problemas de pele, como verrugas, nódulos, manchas, lesões vasculares (hemangiomas), lesões pré-cancerígenas e...
Dermatoscopia

Dermatoscopia

A dermatoscopia é um exame realizado com o auxílio de uma óptica que ajuda a visualizar melhor as estruturas da pele, proporcionando uma visão em profundidade que facilita a análise e...
Unha Encravada

Unha Encravada

Unha encravada ou onicocriptose é decorrente da penetração da unha na pele adjacente. Ela costuma ocorrer mais em jovens e pacientes masculinos, numa proporção de 3:1.  As causas podem...
Agende agora sua Consulta

Blog e Artigos