Dermatologistas tratam quais doenças da pele?
A dermatologia é a especialidade da medicina que cuida da saúde do maior órgão do corpo humano: a pele. Entretanto, o trabalho de um dermatologista vai além, uma vez que ele também trata da saúde de pelos, unhas, cabelos e as mucosas, que são os tecidos que revestem alguns órgãos, como a da boca, por exemplo.
O dermatologista também pode prescrever tratamentos que promovam a beleza estética destas partes do corpo humano, como aplicação de toxina botulínica (conhecido popularmente como botox), peeling, dermoabrasão, tratamento de acne, remoção de tatuagens e depilação a laser.
É importante procurar um dermatologista sempre que surgir alguma alteração em sua pele, cabelos e unhas.
Quais são as doenças de pele mais comuns?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, existem mais de 3.000 doenças relacionadas a esta parte do corpo humano. Entre as enfermidades relacionadas à pele que o dermatologista trata estão:
Dermatite
A dermatite é uma doença inflamatória da pele. Dependendo do agente que a provoca, ela pode ser denominada como:
- Dermatite de contato: conhecida também como eczema ou dermatite alérgica, é a alergia da pele causada pelo contato desta com alguma substância, como cosméticos e tecidos. Os sintomas mais comuns são vermelhidão, coceira, descamação e erupção cutânea. É tratada com medicamentos, como antialérgicos e corticóides, via oral ou através de cremes e pomadas.
- Dermatite atópica: é um tipo crônico da doença, que se manifesta já na infância e tem como causas fatores genéticos, ambientais ou aqueles relacionados à imunidade. A exposição a certos agentes, como poeira ou pelos de animais, pode desencadear uma crise alérgica. Os sintomas são coceira, mudança na textura da pele, descamação, feridas e ressecamento. O tratamento consiste em hidratação do corpo, evitar banhos quentes e demorados e usar produtos neutros.
- Dermatite seborreica: é a descamação do couro cabeludo, conhecida popularmente como caspa. Também pode atingir outras partes do corpo, como colo, pescoço e rosto. Costuma ser causada por fatores genéticos, estresse ou excesso de oleosidade na pele e no couro cabeludo, e ainda por infecção por fungos. O tratamento é feito com sabonetes e shampoos específicos para o problema, e também com o uso de corticóides.
Rosácea
A rosácea é uma doença inflamatória crônica que atinge o rosto, principalmente das mulheres.
Ela começa com um avermelhamento do centro da face, na região da bochecha, depois a pele muda de textura, aparentando estar mais seca e com pequenos grânulos.
Normalmente, ela é provocada por fatores genéticos, embora se saiba que estresse e infecções por bactérias que já vivem naturalmente na pele possam acelerar o processo da doença.
Para tratar a rosácea o dermatologista indica o uso de cremes específicos para o tratamento das infecções, uso de dermocosméticos para peles sensíveis e uso contínuo de filtro solar.
Câncer de pele
O câncer de pele é um dos tipos de câncer que mais atinge os brasileiros. Ele é caracterizado pelo crescimento anormal das células da pele, provocando o aparecimento de novos tecidos.
O câncer mais comum e menos letal é o carcinoma basocelular, responsável por 70% dos casos. O carcinoma espinocelular, que atinge as células da camada espinhosa da pele, se desenvolve mais rapidamente e pode atingir outros órgãos do corpo através da metástase.
Já o melanoma é o tipo mais raro e também o mais letal. Ele atinge os melanócitos, células responsáveis por dar cor à pele e pode se espalhar mais rapidamente para outras partes do corpo.
Micose
A micose é uma doença causada por fungos, muito comum em países tropicais, onde o clima tende a ser mais quente e úmido.
Ela pode atingir a pele, cabelos, unhas e também os órgãos genitais. É comum aparecer em locais onde a pele fica dobrada, como axilas, parte interna dos joelhos, e entre os dedos das mãos e dos pés, causando descamação da pele, fissuras com presença ou não de líquido, coceira, alterações na cor e textura da pele.
O tratamento depende da intensidade da área atingida e do tipo de micose. O dermatologista pode indicar antifúngicos na forma de cremes ou medicamentos orais.
Artigo elaborado pelo Dr. Alexandre Zeni
Dermatologista especialista no diagnóstico e tratamento de câncer de pele