Cirurgia de cisto sebáceo: saiba como funciona e os cuidados pós-cirúrgico

O cisto sebáceo nada mais é do que um tipo de caroço que se forma sob a pele. Ele é composto de uma substância chamada sebum, de formato arredondado, e que pode surgir em qualquer região do corpo. 

Contudo, quando o cisto sebáceo está inflamado, pode gerar sintomas como dor, aumento da temperatura na região, sensibilidade e vermelhidão, sendo necessário tratamento com dermatologista.

Normalmente, ele se forma quando uma glândula sebácea entope, ocorrendo o acúmulo progressivo de gordura nessa região e fazendo com que vá aumentando de tamanho. 

Sintomas do cisto sebáceo

O aparecimento dos cistos sebáceos são mais comuns nas costas, no pescoço e na cabeça, porém eles podem surgir em qualquer região do corpo, com exceção da palma das mãos e das plantas dos pés.

De maneira geral, eles podem causar dor e incômodo na região. 

Como é a cirurgia de cisto sebáceo?

Na maioria dos casos, o cisto sebáceo não é perigoso. Entretanto, muitos pacientes desejam eliminar estes cistos por razões estéticas, já que muitas vezes podem atingir um tamanho considerável.

Para remover completamente o cisto sebáceo, o ideal é procurar um médico de confiança para avaliar o cisto, de forma a perceber se é indicado recorrer à cirurgia.

O procedimento é relativamente simples e feito em consultório sob anestesia local. Ele é indicado para cistos que medem mais de um centímetro de diâmetro ou que estejam infectados. 

Após a retirada do cisto, o médico poderá dar alguns pontos na área e realizar um curativo que deverá ser trocado conforme a sua indicação.

Apesar de os cistos sebáceos serem geralmente benignos, depois da sua remoção, o médico pode enviar parte do seu conteúdo para análise laboratorial, para excluir as chances de ser um câncer.

Artigo elaborado pelo Dr. Alexandre Zeni

Dermatologista especialista no diagnóstico e tratamento de câncer de pele