Cirurgia Nevo

Os nevos melanocíticos ou pintas são lesões planas ou elevadas na pele, cuja coloração pode variar de acordo com cada paciente. Eles podem ser congênitos, quando presentes ao nascimento, ou adquiridos, quando surgem após o nascimento. Algumas pintas ainda podem apresentar pelos.

A grande maioria dos nevos é benigna, porém alguns podem se transformar em câncer de pele. Portanto, é importante estar sempre de olho nas pintas que aparecem pelo corpo. 

A predisposição genética e a exposição ao sol são os fatores que fazem com que algumas pessoas tenham mais pintas do que outras. A maioria dos adultos brancos possui entre 10 a 40 pintas na pele. Porém, existem pessoas que tem até mais de 100 pintas, que precisam se submeter a exames mais frequentes com o dermatologista, por terem risco aumentado de melanoma.

As pintas que possuem potencial de ser um câncer de pele devem ser removidas com uma pequena cirurgia realizada em consultório, chamada de cirurgia excisional. Primeiramente é feita uma anestesia local e então, com um bisturi, o dermatologista retira a pinta e envia para exame anátomo-patológico. 

É fundamental observar constantemente a sua pele e, caso identifique nevos que mudem de cor, formato ou tamanho, procure imediatamente um dermatologista. Lembre-se que o autoexame não substitui a avaliação por um profissional.

 

Blog e Artigos